Bispo Maronita D. Edgard Madi

Dom Edgard Madi

Indicado pelo Vaticano para o ser o Bispo Maronita do Brasil,nasceu em Beit Mery - histórica cidade a 16 km de Beirute,no dia 22 de abril de 1956.

Completou o curso colegial no Collége Sagesse e os estudos eclesiásticos na Universidade Kaslik entre 1977 e 1981. Ordenado sacerdote no dia 14 de agosto de 1983, mudou se para Boston nos Estados Unidos onde se especializou em Educação entre 1988 e 1991. Ao retornar para Universidade Kaslik, obteve o Doutorado em Filosofia da Educação em 2001. Visitou diversas vezes o Brasil onde mora seu irmão em Belo Horizonte (MG), permanecendo por aqui períodos trimensais a cada ano, nos últimos 10 anos. Tem fluência nos idiomas Portuguesa, Francesa, Inglesa e naturalmente em Árabe. É editor de vários artigos e palestras publicadas em revistas locais.

Ocupou os seguintes cargos:
· Secretário do Bispado Maronita em Beirute de 1983 a 1984;
· Assistente na Paroóquia Mar Mikhael em Beirute e na Igreja Latina em Boston de 1988 a 1991;
· Padre na Paróquia Santa Tereza em Mansurieh no Líbano entre 1984 e 1988;nos domingos
· Diretor em escola High School por cinco anos e Supervisor de Estudos durante 10 anos;
· É estudioso desde sua juventude em 1991 até os dias de hoje, do Diálogo entre as Religiões, principalmente entre as religiões Cristã e Islâmica.

Dom Edgard Madi foi ordenado Bispo Maronita do Brasil, domingo 26 de Novembro em Bkerki, sede do Patriarcado Maronita no Líbano. A Posse da Sé do Bispado Maronita em São Paulo aconteceu domingo 10 de Dezembro de 2006 contando com a presença de Dom Boulos Mattar - Bispo Maronita de Beirute e Dom Emilio Boulos Saadé - Bispo Maronita de Batroun.

Dom Edgard Madi substitui Dom Joseph Mahfouz que permaneu durante 16 anos a frente do Arcebispado Maronita do Brasil. Dom Josef Mahfouz faleceu quarta-feira dia 24 de agosto de 2010, completando 78 anos de idade.

O Bispo Youssef Mahfouz nasceu na cidade de Gadir no Líbano em 1932. Ingressou na Ordem Maronita Libanesa em 1943 e foi ordenado sacerdote em 1960. Possuia Diploma Universitário em Matemática e Ciências do Instituto Superior Francês em Beirute e Licenciatura em Teologia e Doutorado em Direito Legal Canônico da Universidade de Estrasburgo na França.

Nomeado no comando dos Dossiers dos Santos Maronitas Libaneses: Charbel Makhlouf, Rafka Al-Chabq Al-Rayes, Nematallah Kassab Hardini. Era o responsável pela ação de canonização do Bispo Católico Armênio Ignatius Maloyan. Contribuiu para o estabelecimento da nova Ordem Maronita na Diocese Maronita dos Estados Unidos da América.

O papa João Paulo II o nomeou Arcebispo da Diocese de Nossa Senhora do Líbano em São Paulo no dia 30 de junho de 1990, substituindo o Bispo John Chedid da Ordem Mariamita. Recebeu a Diocese Episcopal em agosto de 1990 em Bkerke no Líbano. Dom Youssef Mahfouz deixou diversos livros e escritas, material de estudo universitário e de direito canônica. Deixou amigos, fieis e saudades.

Reprodução de conteúdo autorizada desde que citada fonte
Eparquia Maronita do Brasil - 2012-2024