N.Srª. do Líbano no Rio de Janeiro

cep20520-055 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone (21) 98059.2837

email: missaolibanesa@gmail.com

Convidados pelo Cardeal Dom Sebastião Leme, os padres missionários libaneses maronitas, Padre Elias Ghorayeb e o Padre Gabriele Zaidan, chegaram ao Rio de Janeiro em 19 de Junho de 1891. No início celebravam a Santa Missa na Igreja de Santa Efigênia e começaram a visitar os patrícios nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Em 1932 adquiriram uma casa na Rua Conde de Bonfim (Tijuca) e neste mesmo ano, a eles ajuntou-se outro companheiro, o Padre Joseph El-Hani. Desde sua chegada ao Rio de Janeiro, os padres missionários sentiam a necessidade de uma Paróquia para que pudessem exercer o apostolado entre os fiéis de rito Maronita. Esta preocupação era compartilhada também pelo Cardeal Dom Leme. Várias dificuldades de força maior impediram a realização deste projeto.

Parece que a Providência Divina reservou a criação desta obra para a alma empreendedora do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara que criou através de um decreto datado de 3 de maio de 1946, a paróquia Maronita Nossa Senhora do Líbano, concordando assim com as intenções e os desejos da Santa Sé que prodigalizou a esta obra grande benevolência. A partir desta data, a única preocupação dos Missionários, foi reunir a Comunidade Maronita, atender suas necessidades espirituais e planejar a construção da nova igreja. Pouco a pouco, a nova paróquia tornou-se um lugar de encontro de toda a Coletividade Libanesa assim como para muitos Tijucanos. Em 18 de novembro de 1951, na presença do Cardeal Câmara e do presidente Getúlio Vargas, colocou-se a pedra fundamental do novo templo dedicado à Nossa Senhora do Líbano.

Em 1960 completou-se a obra da construção de uma igreja linda, ampla e acolhedora. O sonho do Cardeal, dos Missionários e da Comunidade Libanesa tornou-se realidade. Era o momento esperado para iniciar a caminhada de grandes realizações no campo pastoral e apostólico, como: Administração dos Sacramentos, movimentos católicos, obras sociais, e sociedades beneficentes... Após este panorama histórico resumido, apresentaremos ao leitor uma imagem atual da Paróquia Nossa Senhora do Líbano.

Seguindo e continuando a trajetória dos Fundadores, os padres sucessores procuraram sempre assumir seus compromissos com a Igreja de Cristo: servir a Deus e ao próximo. A nossa equipe sacerdotal não poupa tempo nem mede esforços para manter vivo e permanente o contato fraterno com a Comunidade Libanesa em geral e a Maronita em particular, sem esquecer o engajamento pastoral e espiritual com os Tijucanos.

Horário das Missas:

Segunda à sexta: 18:00h

Sábado: 17:00h

Domingo: 8:30h; 10:00h; 11:30h (Rito Latino) e 18:00h.